gnocchi di ticino

Ticino, ou Tessino em português, é um cantão no sul da Suíça que tem um pezinho na Itália. Lá se fala e se come italiano. A receita de hoje é um gnocchi à suíça, feito com queijos e espinafre:

450g de ricota (uma ricota italiana, de preferência, ou uma mais molinha)
50g de queijo parmesão
folhas de espinafre
1 ovo e uma gema
100g de farinha de trigo
sal e pimenta a gosto

Pique o espinafre bem picado e ponha em uma assadeira. Leve ao forno por 15 minutos para secar. Depois de esfriar, esprema bem o espinafre para tirar toda a água, pode ser com o auxílio de um pano limpo.

Misture bem a ricota com o parmesão ralado fininho e adicione o espinafre, os ovos, o sal e a pimenta. Vá adicionando a farinha aos poucos, até formar uma massa um pouco úmida mas que não grude nas mãos. Dependendo da umidade da ricota pode ser menos ou mais farinha, por isso é importante ir adicionando aos poucos.

Faça bolas do tamanho de uma bolinha de ping pong, passe-as na farinha de trigo e cozinhe em água fervente por mais ou menos 5 minutos. Elas vão subir à superfície como o gnocchi de batata.

Coloque-as numa travessa, cubra com molho de tomate, polvilhe queijo parmesão ralado fininho e leve pro forno para gratinar.

2 Comentários (+adicionar seu?)

  1. Lorena
    abr 21, 2011 @ 08:26:50

    Wow! Great tinihkng! JK

    Responder

  2. itsuilq
    abr 21, 2011 @ 13:49:31

    alyN0s ugkvbunwdhdt

    Responder

Deixe um comentário